top of page

Valores morais e religiosos dos lugares onde Wallace viveu

Inglaterra, País de Gales e as Índias Orientais Neerlandesas (Indonésia): A moral vitoriana é um extrato da moral das pessoas que viveram na época do reinado da rainha Vitória do Reino Unido (1837-1901) e do clima moral do Reino Unido ao longo do século XIX em geral. A moral vitoriana pode descrever qualquer conjunto de valores que englobe restrição sexual, pouca tolerância para o crime e um código social de conduta pública rigoroso. Devido à proeminência do Império Britânico, muitos destes valores espalharam-se por todo o mundo.

Amazônia (Brasil):  A questão da moralidade pública passou a ganhar
relevância no Brasil do século XIX, quando a estrutura de poder foi abalada, devido à abdicação de Dom Pedro I em favor de uma criança de cinco anos. A regência foi instituída, mas os conflitos e as disputas pelo poder instauram-se por todo o Império. Valores como ordem, respeito à autoridade, a igreja e a própria Pátria foram ignorados e esquecidos por uma grande parcela da população no período, que vai da abdicação de D. Pedro I até o final da década de 1840. Momento turbulento, no qual intensos conflitos foram travados visando à conquista do poder político entre liberais e conservadores. 
     Na disputa pelo poder, o grupo conservador saiu-se vitorioso e conquistou a hegemonia política. A direção conservadora percebeu que muitos valores precisavam ser recuperados, relembrados, ou reaprendidos pelo conjunto da sociedade, por isso, todo um processo pedagógico foi posto em prática visando restabelecer aqueles princípios e difundi-los para as novas gerações. Deste modo, é possível afirmar que a Pedagogia da Moralidade ocupou um papel central na constituição, difusão e ampliação de determinados valores e práticas sociais, que acabaram contribuindo para a constituição de uma sociedade hierarquizada e centralizada.

bottom of page